REALIDADE VIRTUAL E SAÚDE MENTAL


A Realidade Virtual é uma aliada no tratamento de transtornos de ansiedade, depressão, fobias. Com esse recurso, estamos na vanguarda dessa revolução tecnológica em Saúde Mental, oferecendo resultados práticos e impactantes para os nossos clientes. Podemos proporcionar relaxamento durante o atendimento, tirando o cliente da agitação diária e trazendo-o para o presente. Após episódios de ansiedade, ajudando no desenvolvimento da atenção plena e controle da respiração. Em casos de déficits de concentração, auxiliando no treino do foco. E ao final de um atendimento, para que o cliente retorne às suas atividades com a mente leve e relaxada.


O metaverso é um ambiente novo e virtual, além do mais é capaz de integrar o ambiente fisico com o virtual. Ele funciona como nossa mente : alimentados por dados ele busca prever as ações dos usuarios e oferecer a eles, experiências híbridas. Garcia-Palacios, conduziu um estudo no qual 80% dos pacientes com ansiedade preferiram realizar o tratamento utilizando a Realidade virtual do que a exposição ao vivo.


https://www.researchgate.net/publication/11645376_Redefining_Therapeutic_Success_with_Virtual_Reality_Exposure_Therapy


Em Portugal, a realidade virtual e utilizada no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Hospital Júlio de Matos, a Psicóloga Marisa Azevedo já utiliza a realidade virtual nos programas de perturbação e fobias, Dr. Pedro Gamito, Professor Catedrático e Diretor do Laboratório de Psicologia Computacional na Universidade Lusófona em Lisboa, afirma que a técnica possivel para diminuir, ou mesmo extinguir, alguns medos, é expor de uma forma gradual o paciente ao objeto do medo, e ao substituir a exposição ao objeto do medo, por uma exposição RV, o paciente percebe como sendo real, com resultados satisfatórios no êxito do tratamento.


Nas últimas duas décadas, foram feitas numerosas meta-analises e revisões sistemáticas que respaldam recomendações para o uso de tratamentos de exposição VR/AR para tratar problemas comportamentais e cognitivos, usar a realidade virtual aumentada com o metaverso mostra-se uma forma de expansão de cenários e aplicações.


A seguir temos um estudo sobre a eficácia da realidade aumentada na redução da ansiedade e a reduçao da percepção da dor.

Fonte: https://www.eurekalert.org/news-releases/713559

1 – O primeiro estudo analisou 21 crianças que passaram por cirurgias. 10 usaram a Realidade Virtual e 11 não.

2 – O segundo estudo, analisou mais de 600 pacientes, com idades entre 6 e 18 anos, que receberam um novo jogo de realidade virtual (VR), onde o usuário ou médico consegue reorientar o jogo em tempo real e ajustar a carga cognitiva para aumentar sua capacidade de distrair os pacientes, de modo que sua percepção da dor é diminuída.


Conclusão dos estudos: O primeiro, descobriu que a Realidade Virtual que induz um estado hipnótico é capaz de ajudar na ansiedade e dor pré-operatórias em crianças. O segundo estudo sugeriu que um novo programa de realidade virtual que tem a capacidade de ajustar a carga cognitiva (a quantidade de informação que está sendo processada) e reorientar a exibição do programa quando uma criança muda de posição durante procedimentos médicos pode reduzir sua ansiedade e percepção de dor.


Eu utilizo o software VHMIND, 100% brasileiro, foi desenvolvido pelo Neurocientista, Eng. Software, Professor Dr. Alesandro Barleze, e pela Psicóloga brasileira, Nataly Martinelli.

https://www.vhmind.com.br/