Sinais de Depressão
O sinal mais óbvio e típico de depressão é o estar triste: melancólico, solitário, apático.
A pessoa que está deprimida pode dar por si a chorar mesmo quando parece não haver razão para tal ou pode não conseguir chorar quando um acontecimento verdadeiramente triste ocorre.
Pode ter um sono difícil ou acordar de manhã cedo, incapaz de voltar a adormecer. Por outro lado, sentindo-se constantemente cansada, pode dormir mais do que o usual.
Pode perder o apetite e emagrecer, ou comer mais do que habitualmente e ganhar peso. Geralmente, a pessoa que está deprimida também se vê de modo muito negativo.
Pode acreditar que se encontra desamparada e só no mundo e muitas vezes culpa-se de falhas e defeitos insignificantes. É pessimista acerca de si mesma, do mundo e do futuro. Perde o interesse no que se passa à sua volta e não consegue satisfação com actividades que antes apreciava. Muitas vezes tem dificuldade em tomar decisões ou em levar para a frente decisões que tinha tomado.
Algumas pessoas podem estar deprimidas sem manifestarem os habituais sentimentos de tristeza e desânimo. Em vez disso, podem queixar-se de desconforto físico, alcoolismo ou dependência de drogas. Quando a pessoa parece estar sempre cansada ou aborrecida com o que faz, pode estar de facto deprimida.
Quando as crianças inteligentes têm fraco rendimento escolar durante algum tempo, também isto nos pode alertar para uma depressão. Existem mesmo provas de que crianças muito activas podem estar a compensar uma depressão subjacente.